O que encontrar no blog da Profª Laudicéia C .Santos

Sejam bem vindos ao blog da Profª Laudicéia Santos, criado para ser um espaço de troca de ideias no campo educacional; divulgação de atividades desenvolvidas pelo Colégio Estadual Profª Felicidade de Jesus Magalhães; textos e sugestões sobre a Cultura Africana e Afrobrasileira; TICs ; e algumas informações mais pessoais.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

DIREITOS AUTORAIS NA ERA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO..

UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE "DIREITOS AUTORAIS" A PARTIR DA INTERNET.

Trazemos para essa breve reflexão o trecho de José Eduardo Martins Sola publicado na sua dissertação de mestrado cujo título é “A proteção dos direitos autorais a partir da realidade da internet: a perspectiva brasileira” quando o mesmo afirma que:

“O avanço tecnológico e principalmente com o desenvolvimento de redes de computadores, como a internet, a coleta e armazenagem e disseminação de informação tornaram-se uma brincadeira de criança, contudo, com consequências bastante sérias, uma vez que qualquer pessoa pode dispor desse meio para gerar todo tipo de informação, até mesmo as indesejáveis; ou ainda, apoderar-se de informações geradas por outrem, adulterando-as ou atribuindo-lhes a paternidade; e tudo isso a um custo bem baixo” (SOLA 2002).

Certamente vivemos na era digital em que as mudanças são constantes, através da internet temos cada vez mais acesso a conteúdos e informações utilizados inclusive em nossa prática pedagógica. Mas a grande questão é como nos apropriamos de ideias, conceitos, projetos, textos, lançados na rede? E aí enquanto educadores, temos que colaborar para formar alunos éticos e autores. Para tanto, acredito ser essencial que possamos ter a preocupação de divulgar a autoria dos materiais que utilizamos na preparação de aulas com slides, textos, imagens, etc. Isso de alguma forma contribui para que o aluno tenha a mesma responsabilidade nas atividades propostas como seminários, produções textuais, resenhas críticas, dentre outras, a partir do momento que tenham consultado materiais disponibilizados na internet.

Uma das possibilidades dos alunos saírem da postura passiva e bancária, concepção da pedagogia tradicional, é haver um trabalho em que o professor tenha uma postura enquanto mediador na proposta de agregar às novas tecnologias digitais à prática pedagógica, essencialmente, com a criação de blogs e vídeos, pelos discentes, que podem ser disponibilizados no youtube ou nas redes sociais. E, posteriormente, serem utilizados para novas reflexões, inferências e até para que outras pessoas possam utilizar como recursos em aulas ou em outras situações.

Portanto, a democratização das informações na internet facilita muito nossa vida, mas pressupõe ações responsáveis e de respeito aos direitos autorais.

           Por: Laudicéia Santos
         
OBS: Texto postado no AVA do Curso em Mídias na Educação- Avançado/UESB.

2 comentários:

LUDMILA NEVES DA SILVA disse...

Essa discussão traz muito "pano pra manga"...rs
A questão dos direitos autorais na internet merece um cuidado e uma atenção especial...
Boa reflexão Lau...

Laudicéia da Cruz Santos disse...

É verdade Ludmila.Importante que enquanto educadores trabalhemos com nossos alunos o respeito aos direitos autorais. E que os educandos sejam cada vez mais autores e co-autores, rompendo com a passividade, muitas vezes, presentes em sala de aula.Beijos.