O que encontrar no blog da Profª Laudicéia C .Santos

Sejam bem vindos ao blog da Profª Laudicéia Santos, criado para ser um espaço de troca de ideias no campo educacional; divulgação de atividades desenvolvidas pelo Colégio Estadual Profª Felicidade de Jesus Magalhães; textos e sugestões sobre a Cultura Africana e Afrobrasileira; TICs ; e algumas informações mais pessoais.

terça-feira, 3 de julho de 2012

LEI 11.645/2008 - SUGESTÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: LITERATURA INFANTO-JUVENIL AFROBRASILEIRA

CONSTRUINDO UMA VISÃO POSITIVA SOBRE A IDENTIDADE NEGRA ATRAVÉS DA OBRA
“O CABELO DE LELÊ” DE VALÉRIA BELÉM.

PÚBLICO ALVO: 6º ano e 7º ano  - ENSINO FUNDAMENTAL    
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA, LÍNGUA PORTUGUESA E ARTES

SUGESTÃO DE CRONOGRAMA: 1 SEMANA


Objetivos:

v  Analisar a obra “O cabelo de Lelê” como representante da Literatura Afro-Brasileira Infanto - juvenil da contemporaneidade no intuito de consolidar uma visão positiva sobre o pertencimento identitário à cultura afro-brasileira.

v  Possibilitar aceitação identitária dos educandos através do exemplo da protagonista Lelê

v  .Perceber a importância do cabelo na composição da beleza negra.

v  Elevar a autoestima dos nossos educandos, em sua maioria negros e afrodescendentes, a partir da valorização e aceitação do cabelo.

v  Fomentar o gosto e a importância da leitura implementando práticas leitoras ricas, diversificadas e significativas, especialmente atreladas a Literatura Afro-Brasileira Infanto Juvenil.



Atividade 1: Elaboração de painel sobre “Olhando no espelho, você gosta do cabelo que ver?”

Duração: 2 aulas

Desenvolvimento:

Ø  Primeiro: os alunos irão em princípio fazer o exercício de observação ao se verem no espelho.

Ø  Segundo: a professora mediará a discussão para que os alunos abordem sobre o que pensam sobre seu cabelo, se há identificação ou não.

Ø  Terceiro: os alunos irão pesquisar imagens de cabelos em revistas, jornais ou de desenho do próprio punho que representem o seu cabelo e colem no painel.

Ø  Quarto: haverá a socialização do painel e partir deste momento serão elencados no quadro os possíveis preconceitos, estereótipos e visões negativas que forem abordados a respeito do cabelo negro.

Atividade 2: Leitura coletiva do livro “O cabelo de Lelê”

Duração: 4 aulas

Desenvolvimento:

Ø  Primeiro: A professora mediará à atividade abordando que a partir deste momento os alunos irão ter conhecimento de uma obra literária afro-brasileira que ajudará na valorização da beleza negra, através do cabelo.

Ø  Segundo: Na sala de vídeo com auxílio o data-show, a professora fará a leitura do livro, em slides, fazendo as intervenções necessárias:

- Exploração da capa com a imagem de Lelê: representações do cabelo negro (geralmente os alunos podem dizer que é feio, sujo, ruim, etc).

- Exploração do título “Lelê não gosta do que vê”- De onde vem tantos cachinhos? Ela vive a perguntar.

- Lelê leitora: num livro ela encontra e descobre a história e a beleza da herança africana.

- Lelê gosta do que ver: aceitação e o pertencimento étnico-racial

Ø  Quarto: Os alunos irão fazer a leitura individual da obra e a partir daí farão um segundo painel agora com uma visão mais positiva sobre diferenças existentes entre as características físicas das pessoas, como o cabelo, por exemplo, com a confecção de cartazes sobre as possibilidades dos cabelos afros.

Atividade 4:  Oficina e desfile “Os cabelos de Lelê”.


Ø  Primeiro: Alunas do Ensino Médio Noturno, cabeleireiras do estilo afro, auxiliarão na atividade fazendo penteados de variados estilos nas alunas do 6º e 7º anos.

Ø  Segundo: as alunas e seus respectivos penteados serão fotografadas para a exibição no blogger do colégio.

Ø  Terceiro: Haverá o desfile “Cabelos afros” onde iremos apresentar para outras turmas do colégio o trabalho desenvolvido e especialmente para contribuir para o conhecimento, valorização étnico racial e o pertencimento identitário.

Avaliação: Será feita de forma processual, analisando a participação dos alunos na leitura do livro, nas discussões propostas, na elaboração dos painéis e no desfile.


Referências:

 BELÉM, Valéria. O cabelo de Lelê. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.

       DESEJO QUE A REFERIDA SUGESTÃO AUXILIE NO TRABALHO SOBRE A CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA E SIRVA PARA DESMISTIFICAR PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS. AGINDO, POR OU LADO, PARA A VALORIZAÇÃO DE NEGROS E AFRODESCENDENTES E PARA O PERTENCIMENTO IDENTITÁRIO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES À CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA.

5 comentários:

Unknown disse...

Adorei a atividade,principalmente em se tratando de diversidade linguistica e variedade textual.
BEIJOS NEUDA

Naveletras disse...

A proposta é relevante e contribuirá bastante para ampliar as discussões sobre as diferenças culturais.Parabéns! Como sugestão, indico a leitura de As aventuras de Ngunga, de Pepetela (escritor angolano): um passeio à geografia e à história de Angola, numa perspectiva crítica.
Um abraço especial,

Denise

Roberta Kaly disse...

ótima proposta Lau! conheço o livro... uma maneira de quebrar o preconceito de que existe cabelo ruim...rs Bjos...parabéns pelo Blog!

PNAIC 2014 disse...

Parabéns pela sugestão, também conheço essa história e já trabalhei com os meus alunos é ótima para quebrar com o preconceito.
Beijos.

Unknown disse...

Olá Lau, achei a sugestão ótima, precisamos desenvolver atividades com esse proposito, só assim iremos contribuir de forma positiva para a construção das identidades negras.