CONSTRUINDO UMA VISÃO POSITIVA SOBRE A IDENTIDADE NEGRA ATRAVÉS DA OBRA
“O CABELO DE LELÊ” DE VALÉRIA BELÉM.
PÚBLICO
ALVO: 6º ano e 7º ano -
ENSINO FUNDAMENTAL
DISCIPLINAS
ENVOLVIDAS: HISTÓRIA,
LÍNGUA PORTUGUESA E ARTES
SUGESTÃO
DE CRONOGRAMA: 1 SEMANA
Objetivos:
v Analisar a obra “O cabelo de Lelê”
como representante da Literatura Afro-Brasileira Infanto - juvenil da
contemporaneidade no intuito de consolidar uma visão positiva sobre o
pertencimento identitário à cultura afro-brasileira.
v Possibilitar aceitação identitária dos
educandos através do exemplo da protagonista Lelê
v .Perceber a importância do cabelo na
composição da beleza negra.
v Elevar a autoestima dos nossos
educandos, em sua maioria negros e afrodescendentes, a partir da valorização e
aceitação do cabelo.
v
Fomentar
o gosto e a importância da leitura implementando práticas leitoras ricas,
diversificadas e significativas, especialmente atreladas a Literatura
Afro-Brasileira Infanto Juvenil.
Atividade
1:
Elaboração de painel sobre “Olhando no espelho, você gosta do cabelo que ver?”
Duração: 2 aulas
Desenvolvimento:
Ø Primeiro:
os
alunos irão em princípio fazer o exercício de observação ao se verem no
espelho.
Ø Segundo:
a
professora mediará a discussão para que os alunos abordem sobre o que pensam
sobre seu cabelo, se há identificação ou não.
Ø Terceiro:
os
alunos irão pesquisar imagens de cabelos em revistas, jornais ou de desenho do
próprio punho que representem o seu cabelo e colem no painel.
Ø Quarto:
haverá
a socialização do painel e partir deste momento serão elencados no quadro os
possíveis preconceitos, estereótipos e visões negativas que forem abordados a
respeito do cabelo negro.
Atividade 2: Leitura coletiva do livro “O cabelo de
Lelê”
Duração: 4 aulas
Desenvolvimento:
Ø Primeiro: A professora mediará à atividade
abordando que a partir deste momento os alunos irão ter conhecimento de uma
obra literária afro-brasileira que ajudará na valorização da beleza negra,
através do cabelo.
Ø Segundo: Na sala de vídeo com auxílio o
data-show, a professora fará a leitura do livro, em slides, fazendo as
intervenções necessárias:
- Exploração da capa com a imagem de Lelê: representações
do cabelo negro (geralmente os alunos podem dizer que é feio, sujo, ruim, etc).
- Exploração do título “Lelê não gosta do que vê”- De
onde vem tantos cachinhos? Ela vive a perguntar.
- Lelê leitora: num livro ela encontra e descobre a
história e a beleza da herança africana.
- Lelê gosta do que ver: aceitação e o pertencimento
étnico-racial
Ø Quarto: Os alunos irão
fazer a leitura individual da obra e a partir daí farão um segundo painel agora
com uma visão mais positiva sobre diferenças existentes entre as
características físicas das pessoas, como o cabelo, por exemplo, com a
confecção de cartazes sobre as possibilidades dos cabelos afros.
Atividade 4: Oficina
e desfile “Os cabelos de Lelê”.
Ø Primeiro: Alunas do Ensino Médio Noturno,
cabeleireiras do estilo afro, auxiliarão na atividade fazendo penteados de variados estilos nas
alunas do 6º e 7º anos.
Ø
Segundo: as alunas e seus respectivos
penteados serão fotografadas para a exibição no blogger do colégio.
Ø Terceiro: Haverá o desfile “Cabelos afros” onde
iremos apresentar para outras turmas do colégio o trabalho desenvolvido e
especialmente para contribuir para o conhecimento, valorização étnico racial e
o pertencimento identitário.
Avaliação: Será feita de forma processual,
analisando a participação dos alunos na leitura do livro, nas discussões
propostas, na elaboração dos painéis e no desfile.
DESEJO QUE A REFERIDA SUGESTÃO AUXILIE NO TRABALHO SOBRE A CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA E SIRVA PARA DESMISTIFICAR PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS. AGINDO, POR OU LADO, PARA A VALORIZAÇÃO DE NEGROS E AFRODESCENDENTES E PARA O PERTENCIMENTO IDENTITÁRIO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES À CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA.
5 comentários:
Adorei a atividade,principalmente em se tratando de diversidade linguistica e variedade textual.
BEIJOS NEUDA
A proposta é relevante e contribuirá bastante para ampliar as discussões sobre as diferenças culturais.Parabéns! Como sugestão, indico a leitura de As aventuras de Ngunga, de Pepetela (escritor angolano): um passeio à geografia e à história de Angola, numa perspectiva crítica.
Um abraço especial,
Denise
ótima proposta Lau! conheço o livro... uma maneira de quebrar o preconceito de que existe cabelo ruim...rs Bjos...parabéns pelo Blog!
Parabéns pela sugestão, também conheço essa história e já trabalhei com os meus alunos é ótima para quebrar com o preconceito.
Beijos.
Olá Lau, achei a sugestão ótima, precisamos desenvolver atividades com esse proposito, só assim iremos contribuir de forma positiva para a construção das identidades negras.
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