O que encontrar no blog da Profª Laudicéia C .Santos

Sejam bem vindos ao blog da Profª Laudicéia Santos, criado para ser um espaço de troca de ideias no campo educacional; divulgação de atividades desenvolvidas pelo Colégio Estadual Profª Felicidade de Jesus Magalhães; textos e sugestões sobre a Cultura Africana e Afrobrasileira; TICs ; e algumas informações mais pessoais.

terça-feira, 17 de julho de 2012

GREVE HISTÓRICA DOS PROFESSORES ESTADUAIS DA BAHIA.

PARTICIPAÇÃO DE JACOBINA NA GREVE DA REDE ESTADUAL EM 2012.




Vídeo feito com fotos das manifestações realizadas pelos profesores de Jacobina durante o movimento grevista estadual na Bahia. As músicas são do CD "Hits da greve". POVO UNIDO É POVO FORTE, NÃO FOGE A LUTA, NÃO TEME A MORTE.Estamos de LUTO, mas na LUTA pela educação.

LEIAM ABAIXO UMA REFLEXÃO QUE POSTEI NO FACEBOOK NO DIA 14/07/12:

COLEGAS PROFESSORES ESTADUAIS DE JACOBINA, ALUNOS E PAIS.
Orgulho-me de ter participado desse movimento grevista ao lado de colegas que acreditaram na luta, em prol da nossa dignidade, do respeito enquanto categoria, do cumprimento do piso; por uma educação de qualidade, pela valorização da nossa profissão (afinal todos passam pelas mãos do professor) e no decorrer da greve pela revogação da lei que transformou salários em subsídios (para muitos de nossos colegas: ativos e inativos). Sentimos na pele o que é uma luta de Davi contra Golias, porque além de enfrentarmos um governo autoritário, insensível, irresponsável, e desrespeitoso com toda a nossa categoria, com pais e alunos; também observamos uma mídia tendenciosa e vendida; a ausência de atitudes mais concretas e incisivas, em prol dos professores por parte de entidades, instituições importantes, governo federal e etc. E ainda que respeite o pensamento e a postura divergentes é triste ver que muitos professores se omitiram e ficaram na inércia (obviamente que alguns por questões religiosas, políticas/cargos ou de saúde são justificáveis).
Não é possível que quase 45.000 professores estejam errados enquanto o senhor JW está certo. Que governo dos trabalhadores é esse? Que massacra mais de um milhão e meio de alunos sem aulas, milhares de professores (mães e pais de família) sem o básico (alimento)? Mas nós somos formadores de opinião e reiteramos: “não votaremos em PTraidores”, “Estamos de luto, mas lutamos pela educação”.
Em Jacobina, a greve acabou, mas somos guerreiros porque resistimos por 94 dias; e mesmo ainda acreditando na luta, estamos voltando em respeito à decisão soberana da assembleia; mas meu coração continua em greve, apoiando os guerreiros que mantém a resistência na capital e no interior. Todos nós fomos e somos sujeitos importantes nesse movimento grevista: aqueles que estiveram caminhando no mesmo propósito desde o início, aqueles que no meio do caminho recuaram; aqueles que desistiram e pararam de acreditar; mas acima de tudo- aqueles que jamais perderam a dignidade e o respeito por si e por sua categoria. Derrotados? Jamais. Somos vencedores e o “2 de julho” comprova isso ( estivemos lá: Lau, Larissa, Solange, Marcio, Márcia, Jacque, Junior, Kátia, Ana, Marcos, Jailma, Luciano, Juliana, Lenise, Boaventura, Tânia, Mariá, Maria Suely e Suzana) e isso vai ficar para sempre em nossas memórias. Deixo aqui meus agradecimentos especiais aos meus colegas guerreiros como Marcio Melo, Sabrina Souza, Rita, Vaneide Freitas, Derailde Lopes, Emmanuela Araújo, Kátia Jeane, Larissa Silva, Solange Santos, Cris Procópio, Mônica, Jucimára Junqueira, Ana Cristina Gonçalves, Roberta Kally, Ana Cristina Modesto, Marcos Pessoa, Jailma, Boaventura, Juliana Leal, Alciene, Camila, Denise, Marta e Emerson; e meus sinceros respeitos a Irene, Maria Cristina, Felisvaldo, Noêmia, Audileia, Cláudia, Nadiolan, Mary, Demson e demais colegas.
E como a folha do mês já foi fechada, não acreditem em salários. E os salários cortados? Vai depender de um calendário unificado por toda a DIREC 16. Afinal Quixabeira, Serrolândia e outros voltaram antes e até agora não receberam nada. Mas como nossa greve não foi por salários, sigamos adiante e confiemos em Deus.
Mas sem dúvida, qualquer governo a partir de agora vai pensar duas vezes em tratar professores da forma como esse DESgoverno da Bahia está fazendo. POVO UNIDO É POVO FORTE, NÃO FOGE À LUTA, NÃO TEME A MORTE. E por falar em morte, estamos testemunhando a morte do PT em toda a Bahia. Outubro vem aí.
Parabéns aos alunos, pais, professores e todos aqueles que estiveram e estão conosco. E parabéns especialmente a todos que continuam na luta (Piritiba, que orgulho de vocês).
Queridos alunos, se hoje alguns de vocês me dissessem que querem ser professores, eu diria: "NÃO FAÇAM ISSO", provavelmente pela decepção e indignação que estou. Mas TALVEZ passados alguns dias ou semanas poderia dizer: “seja sim um professor e faça a diferença”.
(Reflexão publicada no facebook no dia 14/07/12)
Autoria: Laudicéia da Cruz Santos
Professora da rede estadual da Bahia - Colégio Estadual Profª Felicidade de Jesus Magalhães (Jacobina)

Nenhum comentário: