O que encontrar no blog da Profª Laudicéia C .Santos

Sejam bem vindos ao blog da Profª Laudicéia Santos, criado para ser um espaço de troca de ideias no campo educacional; divulgação de atividades desenvolvidas pelo Colégio Estadual Profª Felicidade de Jesus Magalhães; textos e sugestões sobre a Cultura Africana e Afrobrasileira; TICs ; e algumas informações mais pessoais.

sábado, 26 de abril de 2014

Projeto "Ciganos:sujeitos de direitos"

BALANÇO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM 2013


Projeto do qual sou uma das orientadoras.



O ano de 2013 para o projeto “Ciganos: sujeitos de direitos” foi bastante significativo, isso porque o mesmo galgou dimensões a nível nacional e internacional. Especialmente por ter conseguido ultrapassar os muros da escola ao participar especialmente da Mostratec em Novo Hamburgo-RS em outubro de 2013, maior Feira de Ciência e Tecnologia da América do Sul que se destina à apresentação de projetos de pesquisa científica e tecnológica nas diversas áreas do conhecimento humano, desenvolvidos por alunos do ensino médio e da educação profissional de nível técnico, do Brasil e de outros países; bem como foi aprovado para a III Feira de Ciências da Bahia- FECIBA em Salvador em novembro de 2013, alcançando a 3ª colocação na Área de Ciências Humanas e, por isso, foi credenciado para a EXPO MILSET BRASIL, que ocorrerá em maio de 2014 em Fortaleza-CE, uma grande feira de ciências realizada para alunos credenciados e inscritos, de ensino médio, técnico e superior, de todos os 26 estados e o distrito federal do Brasil e outros 15 países da América Latina e Europa. E para fechar o ano foi também aprovado para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE que ocorrerá em São Paulo em março de 2014.
Certamente o sucesso do projeto tem acontecido pela relevância do mesmo e da pesquisa científica realizada pelos alunos Camila Sena, Hanna Juciele Gomes, Jean Carlos Rodrigues, Marcos Vinícius Martins e Urias Valois, sob a orientação das professoras Laudicéia da Cruz Santos e Sabrina de Souza Lima, ao ter como objeto de estudo os ciganos "Calon" de Jacobina e porque busca colaborar para que a sociedade em geral tenha um olhar mais positivo e menos estereotipado sobre as etnias ciganas.
Tudo teve início a partir do tema geral da II Feira de Ciências do CEEP Felicidade de Jesus Magalhães “Tecnologias Sociais e Sustentabilidade”, então o grupo resolveu apresentar um projeto de pesquisa cujo eixo central envolvesse a valorização da etnia cigana na sociedade jacobinense. Porque percebemos que os povos ciganos são marginalizados e estereotipados certamente pelo desconhecimento que a população em geral tem da trajetória dos mesmos, de suas culturas e representações.


A proposta de pesquisa foi pensada para levantar dados e informações que a população tem sobre os ciganos, uma vez que lançamos a hipótese de que socialmente, os mesmos são rotulados e estereotipados a todo instante. Entendemos que muitos desses rótulos persistem em virtude da falta de conhecimento da sociedade não cigana, acerca das histórias, culturas e tradições desses povos. Diante disso propomos uma possível intervenção para mudança dessa postura através da realização de palestras e mesas-redondas com um público que pudesse torna-se multiplicador dos conhecimentos adquiridos nos mais diversos espaços sociais por eles frequentados. Com o intuito de possibilitar a redução do preconceito e contribuir para a valorização dos povos ciganos.

TEXTO: LAUDICÉIA SANTOS E SABRINA SOUZA (retirado do blog colfelicidade.blogspot.com)


Nenhum comentário: